Patties usa collabs para escalar marca e engajar público

Inspirada nas tradicionais hamburguerias americanas, a Patties nasceu em 2019 com uma proposta simples: entregar o smashburger perfeito, com ingredientes de qualidade e preço acessível. Mas o que era para ser apenas uma hamburgueria de bairro rapidamente se tornou uma marca referência em criatividade, relacionamento com o público e collabs com alto impacto.

Mesmo com poucos anos de vida, a empresa já realizou parcerias com nomes como Bob Esponja, Chaves, NASA, Burger King e Ri Happy, lançando campanhas que unem sabor, design e itens colecionáveis. As ações colocaram a marca em outro patamar e isso não foi por acaso.

“Como eu AMO Bob Esponja, queria fazer algo maior, que realizasse o sonho de muita gente: uma ação 360, com loja, letreiro, uniformes, cardápios e embalagens personalizadas. Por ser um desejo real das pessoas, as vendas explodiram e viramos um case global. Ganhamos tantos holofotes que nossa portinha, antes ignorada, passou a ter fila de marcas grandes querendo se associar. Fomos para outro patamar”, conta Henrique Azeredo, fundador da marca.

Collabs com propósito movem o crescimento

Ao contrário de muitas marcas que recebem propostas e buscam encaixar oportunidades comerciais em calendários, a Patties inverte a lógica: todas as colaborações partem de sonhos, ideias internas ou desejos da comunidade. “Tem marca que oferece verba, mas se a ideia não fizer sentido, não rola. A gente não faz ação só por fazer”, reforça o empreendedor.

Essa visão é reflexo direto da lógica da creator economy, na qual marcas se comportam como criadores, com voz própria, autenticidade e foco na construção de comunidade. A fidelidade do público não se constrói apenas no balcão, mas também no imaginário,  com ativações que geram conversa, desejo e, acima de tudo, pertencimento.

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Engajamento real como diferencial competitivo

Nas redes sociais, a Patties também inova. Com mais de 260 mil seguidores no Instagram e um índice médio de 6.223 curtidas e 625 comentários por post, a marca registra uma taxa de engajamento de 2,57%, segundo dados da plataforma Phlanx. A título de comparação, influenciadores com mais de 30 milhões de seguidores, como Juliette, costumam ter cerca de 0,73%.

Esse resultado é fruto de uma abordagem centrada em relacionamento real, e não apenas conteúdo. “Instagram é nosso ouro. Por exemplo, quando um cliente menciona a Patties, ao invés de só curtirmos ou responder algo do tipo ‘que legal’, a gente já inicia uma conversa tipo ‘aewwww, foi a primeira vez que pediu?’. Esse trabalho de formiguinha que faz a gente ser tão engajado”, explica o fundador da Patties, Henrique Azeredo.

Patties como referência da Creator Economy

A trajetória da Patties é um exemplo claro de como marcas emergentes estão se destacando ao adotar as dinâmicas da creator economy. Em vez de depender de grandes campanhas publicitárias, a hamburgueria cresce ao criar vínculos reais, nutrir comunidades e agir como um criador de conteúdo com identidade própria.

“Eu costumo dizer que quando ‘a gente aluga um triplex no coração do cliente’ isso muda tudo”, finaliza Henrique Azeredo.

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