A Youcom, varejista focada no público jovem, anuncia a expansão do programa “Youcom Me Nota”, uma estratégia que transforma clientes fiéis em influenciadores da marca por meio de conteúdos espontâneos nas redes sociais. Em 2025, a empresa vai multiplicar o número de kits enviados a consumidores engajados, apostando no poder do UGC (User Generated Content) para ampliar seu alcance com autenticidade.
Youcom na creator economy
A iniciativa nasceu em 2023, após a marca identificar um comportamento recorrente entre seus consumidores mais leais: muitos deles já divulgavam a Youcom de forma orgânica. A partir dessa percepção, a marca criou um projeto-piloto enviando kits personalizados com roupas, acessórios e cartas manuscritas para clientes selecionados com base em seus estilos pessoais, mapeados por meio das redes sociais.
Veja também: C&A lança coleção protagonizadas por Isabeli Fontana, Rodrigo Simas, Camila Queiroz e mais
Os resultados superaram as expectativas, com alta taxa de compartilhamento nas plataformas digitais e forte engajamento com o conteúdo publicado. Em resposta, a marca irá aumentar em mais de 600% o número de kits distribuídos em comparação a 2023, consolidando o programa como um canal de influência nativo e altamente conectado com sua audiência.
“A iniciativa valoriza aqueles que consomem e divulgam a marca de forma espontânea, aqueles que já demonstram identificação e criaram uma conexão natural e autêntica com nossa forma de viver a moda”, diz a gerente de marketing da Youcom, Louise Schmitt.
Clientes influenciam clientes
Diferente de collabs tradicionais com grandes influenciadores, o “Youcom Me Nota” prioriza nano e microinfluenciadores, ou seja, consumidores comuns com redes menores, mas alto poder de influência sobre suas comunidades. A estratégia está alinhada com tendências globais do social commerce, especialmente entre a Geração Z, que valoriza opiniões sinceras mais do que campanhas publicitárias polidas.
“O ‘Youcom Me Nota’ coloca o cliente no centro da estratégia, como um nano influenciador. Antes, tínhamos a marca falando de si, com macro e micro influenciadores protagonizando campanhas, mas faltava esse incentivo ao review espontâneo e autêntico. Agora, a Youcom empodera seus próprios clientes a gerar conteúdo, criando um ciclo de confiança e identificação muito forte”, explica Louise Schmitt.
Segundo o relatório State of Social Commerce, da SproutSocial, esse perfil de consumidor busca referências reais para tomar decisões de compra, e plataformas como TikTok e Instagram se tornaram centrais nesse processo.
Ao empoderar seus próprios clientes como criadores de conteúdo, a Youcom reforça sua identidade jovem, urbana e autêntica, e aponta um novo caminho no marketing de influência, que deixa de depender exclusivamente de nomes famosos para apostar na força da comunidade.