Promover experiências diretas com o público tem se mostrado uma das formas mais eficazes para marcas que desejam se conectar de forma genuína com a diversidade cultural brasileira. De acordo com uma pesquisa do MindMiners, 48% dos consumidores no país afirmam que comprariam mais de empresas que representassem melhor suas regiões e culturas. Ainda assim, muitas campanhas acabam reforçando os mesmos estereótipos de sempre: praia, calor, carnaval, futebol e samba.
Como o live marketing rompe com os clichês
O grande desafio das marcas está em fugir desses lugares-comuns e criar ações que reflitam as verdadeiras identidades regionais. É justamente nesse ponto que o live marketing se destaca, ao promover ativações, eventos e experiências imersivas que fortalecem o vínculo emocional com os consumidores e aumentam a fidelidade às marcas.
“Interagir direta ou indiretamente com o público é o principal caminho para ajudar as marcas a compreenderem e representarem as regionalidades de forma singular. Campanhas de Live Marketing conseguem aguçar os consumidores, engajando e retendo vendas, valorizando costumes verdadeiros e não estereotipados”, explica Ramon Prado, sócio e CEO da HUSTLERS.BR, agência especializada em live marketing e estratégia digital.
Saiba mais: Com toque dos anos 2000, Neosaldina viraliza e conquista o TikTok
Experiências que valorizam a cultura local
Para que as campanhas sejam realmente autênticas, o primeiro passo está em estudar a fundo a cultura das regiões, compreender os diferentes códigos de identidade e incluir criadores, fornecedores e talentos locais nas ativações. Além de resgatar símbolos culturais, isso contribui para que o público se sinta parte da marca.
“Criar experiências que são culturalmente relevantes para as pessoas ajuda a fortalecer a marca como parte daquela comunidade. Colaborar com criadores regionais ajuda a não cair nos estereótipos superficiais. Além de demonstrar o respeito com o público local, resgatar símbolos culturais e promover vivências por meio de experiências imersivas”, reforça Ramon.
Mais do que ações pontuais, o live marketing funciona como uma estratégia para posicionar as marcas de forma sólida no Brasil diverso e plural. Ao apostar em campanhas que fogem do genérico e se conectam com as riquezas culturais do país, as empresas conquistam um público mais engajado e fiel.