Crescimento no Instagram volta a acelerar, agora com mídia paga no centro, aponta Reportei

Depois de um período de desaceleração,que durou de  2023 até início de 2024, o crescimento de seguidores no Instagram voltou a acelerar, mas com um perfil diferente dessa vez. Segundo o levantamento feito pelo Reportei, plataforma especializada em relatórios e dashboards de marketing, mostra que o avanço aconteceu principalmente por contas que investem de forma contínua no tráfego pago, ou seja, publicidade dentro da plataforma.

Crescimento com estratégia e especialistas de mídia

Com dados de mais de 44 mil contas analisadas, o estudo revela que perfis gerenciados por especialistas em mídia, como gestores de tráfego, foram os que mais cresceram ao longo do ano. Indicando que investir em profissionais ou em estratégias de anúncios tem se mostrado mais eficaz para ampliar seguidores, do que apostar apenas no crescimento orgânico, com postagens frequentes sem impulsionamento.

Entre os formatos de conteúdo, os reels continuam na liderança em geração de engajamento, segundo análise de mais de 10 mil publicações feita pelo Reportei. Logo depois vêm os carrosséis e os posts tradicionais no feed, confirmando que o formato vertical e dinâmico segue conquistando a atenção do público.

Para Renan Caixeiro, co-fundador e CMO do Reportei, essa mudança mostra uma nova fase das redes sociais: “Até pouco tempo, o investimento em mídia era uma possibilidade, mas não necessariamente determinante. O que vemos agora é que, para muitas empresas e criadores, esse investimento se tornou decisivo para garantir crescimento, alcance e competitividade dentro da plataforma.”

Saiba mais:De curtidas a clientes: como empreendedores estão transformando redes sociais em máquinas de vendas

Impacto para pequenos negócios e criadores

Esse movimento, no entanto, traz desafios para pequenos negócios e criadores com orçamentos mais limitados. Conforme o crescimento orgânico perde força, o investimento em mídia paga, acaba se tornando um investimento importante nas estratégias de marketing. “Na prática, quem reduz ou interrompe a compra de tráfego sente uma desaceleração mais acentuada na expansão da base de seguidores, enquanto aqueles que mantêm investimento consistente conseguem sustentar e até acelerar seu ritmo de crescimento”, alerta Caixeiro.

Mais insights

Mantenha-se Atualizado Sobre as Tendências da Creator Economy

Assine nossa newsletter e receba semanalmente insights, ferramentas e estratégias de criadores de sucesso diretamente na sua caixa de entrada.