A adidas Originals acaba de anunciar sua colaboração com a marca nacional Artemisi comandada por Mayari Jubini. A parceria marca dois momentos importantes: é a primeira vez que a adidas Originals assina uma collab com uma etiqueta brasileira de moda de luxo, e também a primeira vez que a Artemisi desenvolve um tênis. O lançamento chega ao mercado no dia 5 de dezembro.
Unindo autenticidade, inovação e design, a colaboração apresenta uma releitura futurista da clássica silhueta adidas Taekwondo, agora com tridimensionalidade, efeitos metalizados e técnicas que conversam com o olhar de futuro que orienta a pesquisa conceitual da Artemisi. Um detalhe importante, é que o produto foi desenvolvido por uma equipe 100% feminina, das designers às engenheiras de modelagem e profissionais de marketing.
Fiel à estética da marca, que mistura high fashion, tecnologia e experimentação, Mayari partiu de referências como biomecânica, corpo híbrido, pós-humanismo e a fusão entre biologia e engenharia. Essas influências aparecem nas linhas estruturais do tênis, que evocam uma leitura contemporânea de armadura, simbolizando proteção, força e a conexão entre corpo e máquina. “Ao falar sobre futuro, gosto de explorá-lo de uma forma não óbvia, mas ainda assim reconhecível, criando produtos que se conectam a esse imaginário sem recorrer ao literal. Foi exatamente o que busquei com o tênis. Nele, utilizo simbologias como o prata nos relevos, nos desenhos e nas formas, que dialogam com a biomecânica - um conceito que já faz parte das minhas pesquisas na Artemisi”. explica a diretora criativa.
Do lado da adidas Originals, a parte técnica também foi guiada por essa narrativa. Para alcançar os relevos e efeitos cromados característicos da estilista, o time testou diversas soluções até chegar ao HF Welding, tecnologia que une materiais sem cola ou costura por meio de ondas de alta frequência. O processo permitiu criar formas tridimensionais precisas no cabedal, garantindo ergonomia, leveza e conforto.
Essa interseção entre moda e tecnologia também aparece no material imagético da collab. A campanha, desenvolvida pela adidas e assinada criativamente pela própria Mayari, reúne fotografia da dupla Mar+Vin e traz Jade Picon como um dos rostos principais. A composição estética, os looks, as cores e até a escolha do time reforçam a conversa entre os universos da Artemisi e da adidas Originals. Peças emblemáticas da Artemisi, como corsets estruturados, itens com tridimensionalidade e looks metálicos, aparecem integrados a peças adidas desenvolvidas exclusivamente para o shooting, reforçando a convergência das duas linguagens.
“A colaboração com a Artemisi representa um momento histórico para o Brasil”, destaca Jessica Silva, Gerente Sênior de Lifestyle da adidas. Nosso objetivo como adidas Originals sempre foi dialogar com vozes criativas que expandem a cultura, e o trabalho da Mayari traduz exatamente isso: técnica, visão e inovação.”
Para Mayari, o sentimento também é de celebração. “Ser a primeira marca brasileira de high fashion a assinar uma collab com a adidas já carrega uma força simbólica gigante. Nosso trabalho sempre foi sobre precisão técnica, qualidade artesanal e profundidade conceitual. Essa parceria reconhece exatamente isso — a nossa forma própria de enxergar o futuro.”

