A Aya Pitaya nasceu para quem quer viver com as mãos livres e com muita personalidade. A marca brasileira de acessórios aposta em design autoral, sustentabilidade e funcionalidade para criar peças que unem moda e praticidade no dia a dia.
Um nome que já conta a história
“Aya” significa “voo livre” e carrega ideias de leveza e beleza em diferentes culturas, além de ser o nome da sobrinha do fundador, Ivan Arcuschin. “Pitaya”, fruto tropical conhecido pela diversidade de cores, completa a identidade da marca. Juntas, as palavras traduzem exatamente o que a Aya Pitaya entrega: uma marca viva, diversa e consciente.
O conceito “hands free” como estilo de vida
A marca ficou conhecida pelas alças de celular, mas seu portfólio hoje vai muito além: alças para óculos, cases, carteiras magnéticas, ecobags, garrafas térmicas, porta batom, chaveiros, bonés e outros acessórios que se conectam entre si por meio das alças o grande diferencial da Aya Pitaya.
Tudo é pensado para facilitar a rotina sem abrir mão do estilo.
Design, sustentabilidade e segurança, os três pilares
A Aya Pitaya trabalha com materiais reciclados e recicláveis, como poliéster reciclado, algodão e TPU reaproveitado. Também aposta em soluções biodegradáveis em impressão 3D e elimina o uso de plástico em embalagens.
Outro pilar é a segurança: os acessórios são desenvolvidos para evitar quedas, furtos e perdas, sem comprometer o conforto. E, por fim, o design cada peça funciona como acessório de moda, com estética própria e personalidade.
Da pandemia para o país inteiro
Lançada no digital, a marca rapidamente conquistou espaço em multimarcas e pontos turísticos como Trancoso, Caraíva e Fernando de Noronha. Em 2022, abriu a primeira loja própria em Pinheiros com conceito totalmente sustentável.
Hoje, está presente em shoppings como Cidade Jardim, Higienópolis, CJ Shops Jardins e Rio Sul, e se prepara para chegar ao Shopping Morumbi e à Cidade Matarazzo.
Planos grandes para um futuro próximo
A projeção é fechar 2025 com cinco unidades próprias e expandir para 18 lojas até 2027. O modelo de franquias está em desenvolvimento e já desperta interesse do mercado.
O canal B2B também cresce com personalizações e collabs com marcas como Itaú, Sephora, Netflix, Tanqueray, Hering, Vic Beauté e outras.
As pessoas por trás da marca
A Aya Pitaya é liderada por Ivan Arcuschin, fundador e CEO, formado pela ESPM e com vivência entre artes e empreendedorismo. A ideia da marca surgiu após ele receber uma alça de celular que mudou sua rotina e acendeu o insight para criar acessórios funcionais, bonitos e realmente úteis.
Em 2024, Joana Portella Graziano entrou para a liderança. Advogada de formação, ela migrou para o empreendedorismo e impulsionou as áreas comercial, B2B e de produto, consolidando a expansão da marca.

