A nova economia da influência vem tendo um crescimento significativo nos últimos anos. O Brasil é hoje o 3º país que mais consome redes sociais no mundo, e com isso, o mercado de influência digital teve uma expansão significativa. Nesse cenário, em que grande parte da monetização acontece em dólar, medidas que reduzem custos, como a isenção de taxas, podem fazer diferença na rotina de quem vive da criação de conteúdo.

Observando essa mudança no mercado o Banco Rendimento acaba de anunciar uma nova condição voltada especialmente para criadores de conteúdo,quem recebe valores acima de US\$ 500 por transação ficam isentos da taxa de câmbio. A medida chega para facilitar a rotina de quem vive das redes, além de apoiar o crescimento do mercado.

 Como funciona a isenção do Banco Rendimento

A proposta faz parte de um movimento do banco para se aproximar cada vez mais desse público, segundo Marcelo Melsohn, Diretor de Câmbio do Banco Rendimento “Acompanhamos de perto a realidade e às necessidades dos criadores e queremos facilitar ao máximo a forma como eles acessam e gerenciam seus ganhos.” 

A proposta é simples,criadores que recebem mais de US$ 500 por operação, seja  pelas plataformas como YouTube, Meta, Twitch, entre outras, não pagam taxa de câmbio. Para quem movimenta valores abaixo disso, o custo é fixo, de US$ 5,90 por transação. Não é necessário ter uma conta no banco, o cadastro pode ser feito online e o valor é transferido diretamente para a conta corrente ou poupança do criador.

“A monetização da criação de conteúdo online cresceu 14% nos últimos dois anos no país, um reflexo do crescimento de influenciadores, streamers e criadores de conteúdo nas plataformas digitais como Twitch e YouTube, por exemplo.” reforça Marcelo

Como funciona o processo normalmente, onde a diferença aparece

No modelo tradicional, o influenciador precisa lidar com taxas mais altas e conversões menos transparentes. Em muitas vezes, corretoras e bancos convencionais aplicam tarifas fixas, além do spread embutido no câmbio, o que reduz significativamente o valor que o influenciador recebe. Além disso, os prazos para liberação dos pagamentos podem ser maiores, dificultando a organização financeira e os reinvestimentos.

Um incentivo para quem quer começar no meio 

Isentar taxas de câmbio em transações acima de US\$ 500 é uma iniciativa que mostra sensibilidade ao momento do mercado e às necessidades de quem vive da internet. Em um setor em expansão, que só tende a crescer, esse tipo de solução contribui para profissionalizar ainda mais da Creator Economy no Brasil.

Como afirma o diretor Marcelo “Oferecemos soluções financeiras completas, indo além da própria monetização. Queremos ser parceiros estratégicos desses criadores que movimentam a economia com tanto potencial.”

Keep Reading

No posts found