Se antes, nomes com milhões de seguidores eram os mais disputados pelas marcas, hoje o foco se divide com um outro perfil de criador, os micro-influenciadores. Com 50 mil e 100 mil seguidores fiéis, esses creators entregam algo que muitas vezes falta às grandes celebridades da internet,o engajamento real, autenticidade e uma conexão genuína com suas comunidades.Os micro influenciadores são, em geral, pessoas comuns, com rotinas próximas das de seus seguidores, o que gera um tipo de identificação, que se transforma em uma relação de confiança.
Isso favorece engajamentos orgânicos e uma audiência mais propensa a seguir suas recomendações, tornando-os ainda mais valorizados pelas marcas. É o que afirma Sintia Tavares, Diretora Geral da Pop Creator, “esse nível de intimidade com os espectadores confere credibilidade e influência real, o que eleva o valor do conteúdo. Vai além da estética do conteúdo, prevalecendo a confiança do seguidor”.
A crescente valorização dos micro influenciadores não é apenas uma tendência, mas um reflexo das transformações dentro da própria creator economy. As marcas têm entendido que, mais do que números, o que realmente importa é a confiança construída entre o criador e seus seguidores. “O marketing de influência deixou de ser apenas sobre números e passou a ser sobre relevância. As marcas estão entendendo que o que traz verdadeiros consumidores novos é a forma como o produto é vendido, além de quem está usando e quem indicou, cada vez mais atrelado à conexão emocional e à credibilidade”, afirma Sintia.
Ao atuar em nichos altamente engajados, esses creators são capazes de gerar conversas autênticas e conversões mais efetivas. Seja por meio de indicações de produtos, testes sinceros ou reviews cotidianos, eles constroem autoridade não pela estética, mas pela proximidade.
“Aqui na Pop, olhamos além do alcance e priorizamos o engajamento real, a conversão para as marcas e a capacidade de formar opinião. Isso une consistência, identidade e escuta dos seguidores. Um criador com voz própria, que já movimenta uma comunidade (ainda que menor), demonstra autenticidade com uma narrativa alinhada com valores contemporâneos. Dados como tipo de engajamento (comentários qualitativos, por exemplo) e frequência de publicação pesam, mas o principal é a conexão real com a audiência, algo que nenhuma métrica consegue capturar sozinha”, destaca Sintia Tavares, Diretora Geral da Pop Creator.
Um exemplo recente desse novo olhar foi a campanha da Loreal Paris, que enviou press kits de seu novo lançamento, Liso dos sonhos, não apenas para grandes nomes do mercado, mas também para pequenos criadores que se inscreveram para participar da ação. A estratégia foi simples, apostar em um conteúdo espontâneo, feito por pessoas que de fato conversam com sua audiência, exatamente o que torna o conteúdo mais orgânico e eficaz.
Esse tipo de ação mostra que eles atuam em outro ritmo dentro do marketing digital, não pelos números, mas por suas comunidades. Como destaca Sintia, “os influenciadores menores, sem grandes audiências, operam em uma lógica de comunidade. O público os vê de forma próxima, e isso cria uma relação de escuta mútua e pertencimento. Esse nível de intimidade com os espectadores confere credibilidade e influência real, o que eleva o valor do conteúdo”.
‘Um movimento complementar e não excludente’
Isso não quer dizer que os grandes influenciadores estejam perdendo seu espaço. Eles continuam com um papel importante, principalmente quando o objetivo é alcançar muitas pessoas de uma vez. Mas os micro influenciadores são a base que sustenta tudo isso, mantendo a conversa diária nas redes, falando com públicos específicos e fortalecendo a relação entre marcas e consumidores, os tornando em uma peça essencial na economia de influência.
Além disso, esse equilíbrio entre grandes e pequenos influenciadores mostra como a creator economy se tornou mais diversa e acessível. Enquanto os nomes maiores trazem visibilidade rápida, os micro influenciadores garantem a consistência e a proximidade necessárias para engajar de verdade. Formando uma rede que fortalece o mercado e cria oportunidades para diferentes vozes se destacarem.