A economia da influência segue transformando a forma como marcas e criadores se conectam com o público. Movida atraves dos micro e nano influenciadores e pelas novas formas de criar conteúdo, esse movimento tem se mostrado cada vez mais importante nas estratégias das empresas. Pensando nisso, a Shopee acaba de lançar dois programas com o foco no marketing de influência: o Programa de Criadores e Afiliados da Shopee e o Programa Creators da Shô.
Visando apoiar quem quer aumentar sua presença digital, criar conteúdo autêntico e, ao mesmo tempo, gerar uma renda extra. “Vivemos um momento em que a criação de conteúdo está ao alcance de todos, basta um celular. Os creators se tornaram vozes de nicho que influenciam escolhas reais. Apoiar esse movimento é investir em autenticidade, impacto e oportunidades para todos os lados”, explica Felipe Piringer, head de marketing da Shopee.
Programa de Criadores e Afiliados
Atualizado recentemente, esse programa é voltado para micro influenciadores ou pessoas que estão começando a construir sua comunidade online. Ele permite que qualquer usuário, de forma gratuita, compartilhe produtos da Shopee em seus perfis e canais nas redes sociais e receba comissão por cada venda gerada, que pode chegar a até 30%.
Além disso, os afiliados contam com ferramentas da própria plataforma que aumentam as chances de conversão, como os canais de Shopee Live e Shopee Vídeo, ideais para transmissões ao vivo e vídeos curtos, respectivamente.
Programa Creators da Shô
Já o programa Creators da Shô é voltado para quem já atua como influenciador e quer profissionalizar sua trajetória. Os participantes têm acesso a benefícios exclusivos, como saldo promocional para compras, participação em campanhas e eventos, e a chance de se tornar embaixador da marca. O objetivo é ajudar esses profissionais a aprimorar seu conteúdo e fortalecer sua relação com a audiência, com a meta de quadruplicar o programa até o final do ano.
Rafaela Bastos e Silva Borsoi, participantes da iniciativa, contam que o programa foi um ponto de virada em suas trajetórias. “Vejo o programa da Shopee como meu ‘recomeço’. Depois da enchente que afetou o Rio Grande do Sul, consegui mobiliar meu quarto e outros cômodos da casa com itens da Shopee”, conta Rafaela. Silvia complementa: “Foi um verdadeiro presente. Me mudei só com minhas roupas para Curitiba e, com o programa, consegui montar meu cantinho do zero, comprando desde utensílios a eletrodomésticos.”