A volta às aulas marca um novo começo, mas também pede atenção redobrada ao que acontece dentro do ambiente escolar. Partindo desse olhar, a Vanish, se uniu à Abrace – Programas Preventivos, organização responsável pelo programa Escola Sem Bullying, para lançar o livro “A Mancha do Bullying”. A iniciativa amplia a campanha #VanishSalvaSeuUniforme e propõe uma ferramenta pedagógica para ajudar famílias e educadores a conversarem sobre as marcas invisíveis deixadas pelo bullying em crianças e adolescentes.
A obra é inspirada no curta-metragem homônimo lançado pela marca em 2025 e premiado em Cannes. No filme, a história de uma criança que sofre bullying em silêncio ganha força quando uma mancha visível no uniforme se transforma no ponto de partida para uma conversa sensível com a mãe. Agora, essa mesma narrativa ganha forma no livro, pensada para ser trabalhada de maneira lúdica e educativa tanto em casa quanto nas salas de aula.
Com 32 páginas, o livro orienta pais e educadores a identificarem sinais, muitas vezes silenciosos, de que uma criança pode estar sofrendo violência na escola. Manchas recorrentes no uniforme podem indicar bullying físico, assim como hematomas e materiais escolares danificados. Mas os alertas também podem ser emocionais e psicológicos, como ansiedade, falta de vontade de ir à escola ou sintomas associados à depressão.
O lançamento reforça o posicionamento de Vanish de ir além da funcionalidade do produto. Se a marca já é reconhecida por remover manchas dos uniformes escolares, a parceria com a Abrace amplia esse olhar ao abordar também as chamadas “manchas emocionais”, incentivando o diálogo como caminho fundamental para a prevenção e o cuidado.
O livro foi apresentado oficialmente durante uma edição especial do Festival Maquinaria, no dia 10 de janeiro. O evento foi pensado como uma experiência de liberdade, em que crianças poderão brincar e se sujar à vontade em atividades sensoriais, enquanto o tema do livro é trabalhado por meio de contação de histórias no palco e outras dinâmicas educativas.
Além da distribuição de exemplares físicos durante o festival, a estratégia desenvolvida em parceria com o Programa Escola Sem Bullying inclui a entrega do livro e de materiais digitais, como e-books e conteúdos de apoio, voltados a professores. A proposta é oferecer ferramentas práticas para que o tema seja trabalhado nas escolas, contribuindo para a construção de ambientes mais acolhedores e seguros no próximo ano letivo.
“A volta às aulas é um momento chave para Vanish, e queremos aprofundar nossa conexão com as famílias indo além do cuidado com os uniformes. O lançamento do livro materializa nosso propósito de forma lúdica: queremos criar um ambiente no qual as crianças tenham total liberdade para brincar, imaginar e até se manchar”, afirma Ana Paula Tintim, Head de Marketing de Vanish.
“Quem tem filho sabe: a gente quer o uniforme bem cuidado e livre de manchas. Mas parte do cuidado também é abordar assuntos difíceis, como a mancha do bullying. Falar por meio do brincar e da imaginação é uma oportunidade única. A campanha já foi um sucesso, e agora toma forma de livro lançado no Festival Maquinaria”, conta Diego Ferrite, Diretor de Criação da BETC Havas.
Com mais de 12 anos de atuação, a Abrace – Programas Preventivos desenvolve recursos e metodologias voltados ao combate da violência escolar. A colaboração com Vanish busca ampliar a visibilidade de um problema que, muitas vezes, acontece de forma velada dentro das escolas.
“O bullying é um comportamento nocivo, que ocorre geralmente de forma sutil. Para preveni-lo, é necessário dar a devida visibilidade ao assunto. Temos certeza de que, por meio dessa parceria com Vanish, milhares de educadores e famílias terão uma melhor compreensão do problema, dando voz àqueles que precisam de ajuda”, reforça Benjamim Horta, Diretor da Abrace.

